Em conformidade com a Lei nº 14.611, de 04 de julho de 2023, a Portaria MTE Nº 3.714 e o Decreto nº 11.795/2023, e alinhados aos compromissos da Engibras, empresa do Grupo BRZ INFRA, com a promoção de práticas de inclusão e diversidade, apresentamos o relatório de igualdade salarial.

É importante ressaltar que a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) foi adotada como referência para a organização e categorização das profissões analisadas neste relatório.

Este relatório foi elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal, com base nas informações do e-social de 2022. Reconhecemos que ainda há espaço para aprimoramentos e acreditamos que, nos próximos relatórios, o Governo deverá utilizar dados mais recentes, proporcionando uma visão mais atualizada da situação da Companhia.

Destacamos o nosso programa + Mulheres, que em 2023 capacitou um número significativo de mulheres e as inseriu no mercado da construção civil. O +Mulheres visa abrir as portas do setor da construção e gerar oportunidades para que mulheres possam atuar no mercado da construção civil, em seus diversos níveis e, em condições de equidade, através do acolhimento e apoio psicológico, de forma a viabilizar sua independência socioeconômica, crescimento profissional e autonomia. Além de busca em igualar o percentual de atuação de mão-de-obra feminina direta nas obras executadas pela Engibras.

No final de 2023 a nossa Presidente, Elaine Ferreira, primeira mulher a presidir uma empresa de construção pesada-infraestrutura no Brasil, recebeu homenagem durante o 11º Encontro Internacional da AACE International – Seção Brasil (Associação para o Desenvolvimento da Engenharia de Custos), essa distinção foi concedida em reconhecimento ao programa +Mulheres e durante o evento, a nossa presidente palestrou abordando práticas e mudanças de atitudes nos ambientes corporativos para a promoção da inclusão e diversidade.

Também através do nosso programa +Mulheres, marcamos presença na última edição de 2023 da Revista do SINICON – Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura, mais um reconhecimento pelo trabalho sério de inclusão que estamos promovendo.

Valorizamos todos os nossos colaboradores e incentivamos a diversidade e igualdade de oportunidade de gênero. A pluralidade é um forte agregador de valor ao nosso negócio. Além disso, acreditamos que como empresa temos como papel social, impulsionar a igualdade de gênero em nossa sociedade, em todos os níveis. Desta maneira, enfatizamos o respeito e importância da participação feminina no mercado de trabalho e focamos em evoluir para um melhor equilíbrio na representação de gêneros. Assim, reforçamos o nosso compromisso com a questão apoiamos os Princípios de Empoderamento das Mulheres e os usamos para orientar nosso trabalho.

Desde Out/2022, aderimos formalmente à rede WEPs, uma plataforma que oferece ao setor privado uma rede global de empresas com ideias semelhantes e orientação sobre o avanço da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, no mercado e na comunidade.

Apoiamos os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), que foram estabelecidos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global da ONU.

Comprometidos com a transparência e a equidade, continuaremos a monitorar de perto nossa estrutura salarial, a promover a formação e sensibilização sobre igualdade salarial e os direitos assegurados pela legislação trabalhista, além de investir constantemente em iniciativas de diversidade e inclusão. Esses valores não apenas orientam nossas ações, mas também refletem a visão e os princípios primordiais da Engibras.

Nosso compromisso principal é assegurar que a igualdade salarial e o respeito à legislação trabalhista estejam sempre no centro de nossas políticas e práticas de Recursos Humanos, refletindo os valores e princípios fundamentais que guiam nossa organização. 

Clique aqui e acesse o relatório.